Publicado por: peregrino | 28 de Junho de 2011

O Futuro da Língua Portuguesa

Foi com surpresa que li a notícia da remoção de Camilo Castelo Branco dos programas do ensino secundário. Bem, na verdade a noticia em si não foi assim tão surpreendente: são tantos os grandes autores de Língua Portuguesa que algum terá de ficar, necessariamente, para trás. Por um lado é triste mas, por outro lado, também é motivo de orgulho para todos os falantes da Língua de Camões ter tantos e tão bons escritores.

O que surpreendeu foi pensar que muito provavelmente será mantido o estudo de uma obra que não obedece às regras de Língua Portuguesa que qualquer um aprende, desde cedo, na escola.

Ao contrário do que muitos afirmam aquilo não é exemplo de inovação na Língua Portuguesa, que é herança/património de todos os seus falantes. Por conseguinte estes têm o direito e a obrigação de se indignar quando sentem que a sua herança/património está a ser maltratado.

Se algum estudante ousasse sequer escrever num teste ou trabalho como aquela obra foi escrita veria, por certo, um grande traço vermelho sobre o seu texto. Seria considerado incorrecto por desobedecer às regras básicas da Língua e o argumento de ser uma ‘escrita inovadora’ de nada valeria.

Depois de 12 anos a estudar um conjunto de regras da Língua tem-se de estudar a obra que, intencionalmente, não as cumpre? As regras existem para alguma coisa! Que seria de nós se cada um decidisse escrever não respeitando as regras pré-definidas?

É isto o ensino da Língua Portuguesa em Portugal? Que se pode esperar de um ensino assim? Que frutos dará? Certamente uns muito amargos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: