Publicado por: vmantas | 14 de Maio de 2011

E o futuro?

O ‘debate’ para as eleições que se aproximam tem estado centrado, em demasia, num discurso assente na análise da culpa. Da culpa por estarmos assim, de quantos governos tiveram um papel na quase-insolvência do país, se os privados têm culpa, se os políticos é que não prestam… o passado quando importa falar do futuro (claro que sem esquecer a responsabilização dos responsáveis, o que pode ser feito nas urnas).
Mas quais são as soluções para o futuro? Até agora ouvi muito pouco, quase nada.
Fala-se no mar como solução. Acho muito bem que assim seja, tenho pena que só agora, quando atingimos um novo mínimo no nosso prestigio e na honra do nosso país se lembrem de olhar para o mar como mais do que algo que até fica bem nas ‘frentes ribeirinhas’, ou o caldo onde os estrangeiros se banham no Verão.
Agora existe uma tremenda diferença entre o considerar o mar como um recursos estratégico e de facto fazer algo que o torne nesse recurso estratégico.
O mar, tal como uma mina de ouro, só tem valor quando explorado, de preferência de forma inteligente.
São as pescas, é a marinha mercante, é o leito marinho e os recursos que lá se poderão encontrar, é a tecnologia naval? Ou todos eles?
Não nos vamos iludir, a aposta nos oceanos vai exigir uma mudança dramática na mentalidade dos privados, do governo, das universidades, enfim da sociedade. Não podemos esquecer que o abandono do mar é um fenómeno recente mas o investimento necessário para o regresso do país aos oceanos é muito maior do que seria tivessemos garantido a continuidade dos nossos interesses nos mares.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: