Publicado por: peregrino | 16 de Novembro de 2010

Prioridades de outrora

A Cimeira da NATO, que se vai realizar em Portugal, está na ordem do dia. Naturalmente um dos pontos que tem sido levantado constantemente pelos órgãos de comunicação social é a segurança. A esse respeito fala-se do “encerramento” (temporário) das fronteiras terrestres nacionais.

Como sempre, toda a vez que se fala em fronteiras, as televisões não se poupam em esforços para fazer directos da fronteira de Vilar Formoso. Esta escolha faz todo o sentido pois esta fronteira é, manifestamente, a mais importante (e movimentada) fronteira terrestre nacional, nomeadamente a nível de exportações. Além do mais a própria escolha confirma a importância da referida fronteira.

Consequentemente também a A25 é uma das principais vias para entradas e saídas do País (seja de pessoas ou de mercadorias). Basta circular na A25 para perceber o elevado número de veículos que nela circulam: desde veículos ‘familiares’ a, e principalmente, veículos de mercadorias. Esta via, outrora apelidada de “a estrada da morte” foi alvo de remodelações mas ainda assim apresenta alguns perigos, conforme se viu no ainda recente acidente em cadeia.

Ainda assim a ligação ferroviária “alta velocidade” Aveiro-Vilar Formoso ficou suspensa (sabe-se lá até quando!). Ainda assim, Viseu continua a ser a única capital de distrito sem ligação ferroviária, o que constitui uma vergonha não só a nível nacional mas também a nível europeu. Por outro lado avança a ligação Lisboa-Madrid, com direito a um terceira travessia sobre o Tejo.

Considerando a importância do Porto de Aveiro (e dos portos vizinhos), da A25 e da fronteira de Vilar Formoso, como se pode compreender a referida suspensão da ligação a Vilar Formoso?

Afinal de contas é tudo uma questão de prioridades. Prioridades que Portugal, outrora, já teve!

 

(artigos relacionados: Espelho?)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: