Publicado por: peregrino | 28 de Setembro de 2010

Imperativo pensar seriamente

Em Agosto de 2008 lia-se num semanário nacional:

Portugal cada vez mais dependente do estrangeiro para comer…

Há 18 anos, os campos nacionais de cereais e arroz produziam quase metade do que os portugueses consumiam. Treze anos depois, a produção destes produtos diminuiu, cobrindo apenas 27,4% do consumo anual.

(…)

D. Duarte de Bragança começa por dizer que Portugal, «está numa situação preocupante porque seguimos o modelo errado de desenvolvimento».

«Estamos a destruir, por ano, milhares de hectares de terras agrícolas que são destruídas, sendo que a capacidade de produção alimentar diminuiu de ano para ano», explica, acrescentando que, «as populações que abandonam as aldeias perderam a capacidade técnica de produção alimentar».

Lamenta que, «para além de a comida escassear, o Pais está muito dependente do desperdício de energia».

«A riqueza mais importante que um País tem é a sua terra agrícola e, essa, é irrecuperável, uma vez destruída jamais se recupera.

A inconsciência, a irresponsabilidade e, sobretudo, a ignorância de quem nos tem dirigido levou a esta situação. Só nos últimos 10 anos perdemos 180 mil hectares de terras agrícolas em Portugal.

Tem que haver uma resolução imediata dos problemas de alimentação e de segurança», alerta, lembrando que, a médio prazo, «o País tem que investir em formação profissional, técnica e a educação, em geral. Aí está também a raiz dos restantes problemas».

«Se não tivéssemos tantos governantes incultos nas últimas décadas em Portugal não teríamos chegado à situação a que chegámos.

Investiram em cimento, em estádios de futebol, em auto-estradas, em construções. Se a democracia funcionasse perguntava-se à população o que eles queriam», conclui o chefe da Casa Real.

“O DIABO” Agosto de 2008

Passados sensivelmente dois anos, alerta-se que os preços da carne e do leite vão subir devido ao também aumento do preço dos cereais. Quem se ‘passear’ pelo Portugal Real vê, com facilidade, grandes campos deixados ao mais completo abandono. Caso tenha tempo para falar com os locais, percebe imediatamente que esses campos já foram todos cultivados (num passado não muito distante). A situação é ainda mais gritante no interior do País. Os motivos para tal estado de abandono dão muitos e diversos (abordar-se-á esse tema futuramente).

Parece haver um total desrespeito (e/ou ignorância) pela terra e pelo seu valor. Valorizam-se os serviços que, ainda que importantes, não colocam comida na mesa. As consequências são óbvias: pouca produção nacional, muita importação, preços disparam. Será que o País aguenta tais níveis de importação? Entretanto os campos nacionais são deixados ‘a monte’. Portugal há-de (re)descobrir a importância da Terra. Esperemos é que essa (re)descoberta não seja demasiadamente tardia.

É de perguntar se a situação não seria diferente se a voz da Casa Real tivesse sido ouvida (a tempo). Invariavelmente, parece que os preconceitos dominam e, como tal, as pessoas continuam a teimar não ouvir atentamente D.Duarte. Não é altura de fazer ‘birras’ sem sentido. Tantas vezes a Casa Real lançou alertas. Tantas vezes esses alertas não foram tidos em conta atempadamente. Tantas vezes se verificou que esses alertas tinham (toda) razão de ser. No entanto a Casa Real continua a não ser ouvida com a atenção que merece. Entretanto quem perde é Portugal, que é como quem diz o povo português. Não faz sentido continuar a desperdiçar esta visão de futuro, este sentido patriótico que o Chefe da Família Real já mostrou ter. No aproximar de mais um aniversário da Nação, é imperativo pensar nisto muito seriamente.

E agora?

Agora Portugal precisa d’um (do) REI !

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: