Publicado por: peregrino | 15 de Junho de 2010

Espelho?

Cientes da importância dos caminhos-de-ferro para o desenvolvimento do País, os antigos Reis promoveram fortemente as ligações ferroviárias. As linhas cresceram e propagaram-se a todo o Portugal. Havia, pode-se concluir, uma visão estratégica (encabeçada pela própria Coroa) que pretendia desenvolver a nação. Fizeram-se pontes e túneis (com as dificuldades inerentes à época) pois nada podia impedir a chegada do progresso.

Vou narrar o que me lembra do solene dia da inauguração que, enfim, chegou. Minha mãe não quis ir ao banquete do Carregado. Mas foi comigo para um cerro fronteiro à estação de Alhandra ver a passagem do comboio (….). Finalmente, avistámos ao longe um fumozinho branco, na frente de uma fita escura que lembrava uma serpente a avançar devagarinho. Era o comboio? (…) Vinha festivamente embandeirado o vagão em que viajava D.Pedro V. O comboio parou por um momento na estação, de onde se ergueram girândolas estrondosas de foguetes (…).

Livro de memórias da Marquesa de Rio Maior

Volvidos estes anos, a história é diferente. Com a desculpa de não serem rentáveis, fecham-se linhas ao invés de as modernizar (como Espanha fez). Chega-se mesmo à caricata situação de Viseu (capital de distrito, muito em voga nestes dias por acolher o Congresso da Causa Real) não possuir ligação ferroviária.

Enquanto isso o imenso património ferroviário vai-se acumulando, deixado ao abandono, numa situação que incomoda (para não dizer revolta) qualquer Português que se preze.

Será o estado do património é o espelho do estado do País?

E agora?

Agora Portugal precisa de um REI.

Advertisements

Responses

  1. Parabens Peregrino pelo blog. Estreou bem com 2 bons artigos. E agora? Só precisamos de um REI para voltarmos a ser uma Nação e deixarmos de ser um país à beira-mar semeado e à venda para quem o queira comprar, talvez a Espanha…
    Saudações Monárquicas!
    Bem haja!

    • Bem haja pela sua visita e pelo seu comentário.
      De facto precisamos urgentemente de um Rei. O futuro desta terra passa pela Monarquia. Atrasar a Aclamação é atrasar Portugal. Já por várias vezes a Família Real mostrou estar mais que preparada para assumir o seu papel e dar um rumo a esta fantástica terra.

  2. […] (artigos relacionados: Espelho?) […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: